HISTÓRIA DAS MÍDIAS E REDES SOCIAIS

Bom, como mídias sociais e redes sociais são dois termos diferentes, porém que possuem diversas semelhanças é fundamental que a história seja descrita em companhia.

Dessa forma, provavelmente você sabe que as duas nomenclaturas foram apenas adaptadas para serem usadas na web, deste modo, surgiram antes que a internet ao menos existisse.

A mídia a.C. – Serviço Postal

Acredita-se que a mídia social tenha nascido em 2400 a.C. com o famoso serviço postal.

Assim sendo, essa mídia era utilizada pelos egípcios para a distribuição de decretos para outros territórios distantes.

Portanto, note que essa é uma mídia, tendo em vista que era extensa e não se enquadrava em uma comunicação limitada.

Anos 1700 e 1800 – A criação da primeira rede social

Anos mais tarde outro tipo de mídia social surgiu mediante a criação de Samuel Finley Breese Morse em 1791.

Basicamente Morse foi responsável pelo desenvolvimento de um aparelho nomeado “telégrafo” usado para o encaminhamento e o recebimento de correspondências a distância.

Gradativamente os anos de 1800 foram marcados por duas criações incríveis, a nova mídia social chamada de rádio, da qual até os dias de hoje usamos.

Além disso, houve a origem da primeira rede social, o telefone criado acidentalmente por Alexander Graham Bell.

Anos 1900 – O grande desenvolvimento das mídias e redes sociais

Primeiro de tudo, precisamos falar sobre uma mídia criada em 1923, estruturada a partir da junção de peças eletrônicas que haviam acabado de ser produzidas e consequentemente se tornaram o primeiro protótipo da televisão.

Assim sendo, em 1966 vale destacar a criação de Ray Tomlinson, um programador que desenvolveu a segunda rede social, conhecida como e-mail, tendo como o objetivo principal o envio e recebimento facilitados de mensagens.

Em seguida, podemos destacar a origem da CompuServe e também da Arpanet, os primeiros serviços que disponibilizaram a conexão a internet.

Deste modo, de agora em diante diversas mídias sociais e redes sociais foram desenvolvidas por nomes brilhantes da nossa história.

Portanto, Usenet, bulletin board system (BBS), Internet Relay Chat, Listserv, SixDegrees, Blogger e o LiveJournal são alguns exemplos de softwares, redes e principalmente mídias elaboradas nessa época.

E infelizmente não seria possível citar todas porque somente nos anos de 1900 houve a criação de milhares de mídias e redes que seguiram dois rumos, o desenvolvimento ou o desaparecimento em meio a tantas opções.

Anos 2000 – Crescimento das redes sociais

Por fim, nos anos 2000 podemos destacar o gigantesco crescimento das redes sociais e especialmente a utilização da internet.

A partir dos anos 2000 redes como Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube, LinkedIn, Twitter, Pinterest, Orkut, dentre outros, foram desenvolvidas e começaram a abrigar bilhões de usuários.

Além disso, podemos destacar também a evolução de empresas como o Google, que passou a oferecer ainda mais serviços e atualmente está presente no ranking das empresas mais valiosas do mundo.

Com isso, os donos de negócios e responsáveis pelo marketing começaram a enxergar a partir dos anos 2000, outro ambiente para a propagação de suas divulgações, as mídias e redes do mundo digital.

E provavelmente foi esse crescimento grandioso que fez com que você procurasse por informações sobre a história das mídias sociais e redes sociais para aperfeiçoar ainda mais os seus métodos usados.

Fonte: Expertdigital.net

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.