CENTENÁRIO DE CELSO FURTADO

*CENTENÁRIO DE CELSO FURTADO (1920-2020) *

_A revista Coletiva e o ProfSocio marcam o encerramento das comemorações em torno do centenário de Celso Furtado com um bate-papo com Rosa Freire D’Aguiar e Alexandre Barbosa_

 

Na próxima terça-feira, dia 27 de julho, às 18 horas, a COLETIVA, revista eletrônica de difusão científica e cultural do ProfSocio/Fundaj, promoverá uma live com a jornalista e tradutora Rosa Freire D’Aguiar, viúva e curadora da obra de Celso Furtado. O tema será a obra do economista e a sua atualidade a partir de dois livros organizados pela convidada nos últimos dois anos com documentos inéditos: Diários Intermitentes (2019) e Correspondência Intelectual (2021), ambos pela Companhia das Letras.

 

A live terá a participação especial do economista Alexandre Barbosa, professor Livre-Docente de História Econômica e Economia Brasileira/Internacional do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP). Alexandre Barbosa também coordena o Núcleo Temático “Repensando o Desenvolvimento, do LabIEB-USP, e atualmente é um dos mais conhecidos estudiosos da obra de Celso Furtado. A mediação da live será do cientista político e pesquisador Túlio Velho Barreto (Fundaj).  

 

Para Velho Barreto, “a decisão de realizar a live nesse momento é marcar o encerramento das comemorações do centenário de Celso Furtado, que nasceu em 26 de julho de 1920. De certa forma, o lançamento dos seus Diários, em 2019, e, mais recentemente, de suas Correspondências, ambos os livros organizados pela Rosa Freire D’Aguiar, marcaram, respectivamente, a abertura e encerramento do centenário de um dos mais importantes e brilhantes intelectuais e dirigentes políticos do país”. Para ele, “a Fundaj, até por estar sediada no Nordeste, região em que Celso nasceu e dedicou parte de suas ações como intelectual, gestor e político, não poderia deixar de participar dessa efeméride”.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.