DICAS DE LEITURA | CAROLA SAAVEDRA

Carola Saavedra

FOTO: DIVULGAÇÃO

A escritora e tradutora Carola Saavedra indica livros que propõem diferentes configurações da vida em sociedade

Diante de um mundo em colapso, o que pode a literatura? Como ela pode nos ajudar a pensar outros mundos? São perguntas que me faço (e tento responder) em meu livro “O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim” (Relicário Edições). Faço aqui uma série de sugestões de livros que me guiaram no aprofundamento dessa questão. Incluí nesta seleção obras de ficção e de não ficção, livros que ampliam nossa percepção do “outro”, seja esse “outro” pessoas, plantas ou animais. Algumas dessas obras se voltam ao passado, outras ao futuro, porque para pensar um futuro diferente é preciso antes de tudo repensar o passado.

O que os animais nos ensinam sobre política

Brian Massumi (Trad. Francisco Trento, Fernanda Mello e Paulo Sergio de Souza Junior, N-1 Edições, 2021)

Livro que nos faz olhar para os animais não como seres inferiores, ou objetos à nossa disposição, mas como aqueles que têm muito a nos ensinar sobre a nossa própria humanidade e outras formas (melhores, mais saudáveis) de convivência e subsistência. Longe de qualquer clichê ingênuo, Massumi os leva por uma viagem, sem volta, rumo a um mundo natural que escapa das nossas ideias pré-concebidas.

A mão esquerda da escuridão

Ursula K. Le Guin (Trad. Susana L. de Alexandria, Aleph, 2019)

Nesta ficção científica, a autora nos leva a imaginar um planeta sem gêneros fixos, onde ser homem ou mulher é uma escolha que se faz a cada “ciclo”. Assim, cada indivíduo passa a vida transitando entre essas possibilidades.

Esferas da insurreição: Notas para uma vida não cafetinada

Suely Rolnik (N-1 Edições, 2018)

Suely Rolnik nos chama a atenção para o apego que muitas vezes temos ao que já conhecemos e o medo do novo, do que ainda não sabemos o que será, daquilo que nos transforma ou aponta para alguma verdade sobre nós. Medo esse que pode nos levar a lutar com todas as nossas forças para manter um passado idealizado ou, ao sermos capazes de superá-lo, abrir-nos para um mundo que nos afeta e nos transforma.

Revolução das plantas

Stefano Mancuso (Trad. Regina Silva, Ubu, 2019)

Mancuso nos leva por uma viagem surpreendente, uma incursão pelo mundo vegetal. E nos mostra o quão pouco sabemos sobre a inteligência, o comportamento e a memória das plantas. Um necessário exercício de alteridade.

Kindred: Laços de sangue

Octavia E. Butler (Trad. Carolina Caires Coelho, Morro Branco, 2019)

Uma mulher negra é transportada aos EUA escravagista do século 19. Por meio dessa torção da linha do tempo, a autora nos leva a olhar a escravidão da perspectiva dessa protagonista incomum, que encontra e convive com seus antepassados (o bisavô branco e a bisavó escravizada) e faz uma descoberta/reinterpretação da própria história.

Carola Saavedra, escritora brasileira nascida no Chile, em 1973, é autora dos romances “Toda terça” (2007), “Flores azuis” (2008), “Paisagem com dromedário” (2010), “O inventário das coisas ausentes” (2014) e “Com armas sonolentas” (2018), todos pela Companhia das Letras. Em 2021, publicou pela Relicário seu primeiro livro de ensaios “O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim”. Seus livros foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol e alemão. Carola Saavedra está entre as 20 melhores jovens escritoras brasileiras escolhidas pela revista Granta. É doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professora e pesquisadora de Literatura e Estudos Culturais no Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia (Alemanha). Sua pesquisa atual, sobre arte e literatura indígena no Brasil, é parte do projeto O pensamento das margens: arte e literatura indígena e afro-brasileira, financiado pela Fundação Thyssen.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.