IV SEMINÁRIO DE SÍTIOS DE MEMÓRIA- 2021

FCJA realiza IV Seminário de Pesquisa e Documentação em Sítios de Memória

Entre novembro e dezembro deste ano, a Fundação Casa de José Américo (FCJA) promove a quarta edição do Seminário de Pesquisa e Documentação em Sítios de Memória, cujo tema de 2021 será Memórias Sensíveis: Modos e Meios de Narrar. Sob a coordenação do Memorial da Democracia da Paraíba, o evento acontece nos dias 18 e 25 novembro e 2 dezembro, das 9h às 11h30, pelo canal oficial da instituição no YouTube (FCJA Oficial).

O seminário será aberto pelo professor Renato Cymbalista, da Universidade de São Paulo (USP), que falará sobre “Democracia e os sítios de memória”. Logo depois, na mesa deste primeiro dia, será discutido o tema “Lugares de memórias difíceis: desafios e perspectivas das lutas pela democracia”, por nomes como Alane Lima (Memorial das Ligas Camponesas-PB); Marcelo Felix (Museu Casa Margarida Alves-PB); Lúcia Alencar (Memorial Frei Tito e Memorial da Resistência-CE); Anacleto Julião (Memorial das Ligas Camponesas do Brasil: Francisco Julião-PE); e Edival Nunes Cajá (Centro Cultural Manoel Lisboa-PE). A mediação ficará por conta da jornalista Sheila Raposo, Gerente Operacional de Gestão dos Órgãos Setoriais/ Memorial da Democracia.

O segundo dia do encontro virtual (25) tratará da temática “Educar para nunca mais? Os lugares de memória difícil como espaços de formação”, com as participações de Fabiana de Lima Sales (Museu da Abolição-PE); Aureli Alves de Alcântara (Memorial da Resistência-SP); Kátia Felipini (Núcleo de Preservação e Memória Política-SP); e Danilo Marques (Projeto República – UFMG e Memorial da Democracia – Instituto Lula-SP). A historiadora Suelen Andrade, coordenadora do projeto de implantação do Memorial da Democracia, mediará os convidados dessa mesa.

Na conclusão do seminário, no dia 2 de dezembro, teremos o tema “Patrimonialização e memorialização na (re)construção das narrativas oficiais”. Para debatê-lo, contaremos com Deborah Regina Leal Neves (Condephaat-SP); Lúcia Guerra (Memorial da Democracia da Paraíba); Rebeca Lopes (USP/Rebrapesc); e Mirela Araújo (Instituto Brasileiro de Museus-Ibram). A mesa será mediada pela socióloga Fernanda Rocha, também coordenadora do projeto de implantação do Memorial da Democracia.

Histórico – O Seminário de Pesquisa e Documentação em Sítios de Memória acontece desde 2018, sempre realizado pelo Memorial da Democracia da Paraíba – que é vinculado à Gerência de Documentação e Arquivo da FCJA. Nesse período, promoveu discussões e encontros importantes sobre as realidades de luta e resistência do povo brasileiro.

A primeira edição se destacou por evidenciar o Programa de Formação e Capacitação do Ibermuseos no Museo de la Memoria y los Derechos Humanos do Chile e o contexto histórico das Políticas Públicas de Memória no Brasil, além de promover uma roda de conversa sobre “Desenvolvimento da pesquisa nos sítios de memória”, criar a Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e visitar o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas de Sapé.

O segundo ano do evento trouxe o contexto paraibano, com a mesa redonda “Ações e perspectivas da luta pela Memória e Verdade na Paraíba e a Reunião da Rede de Educadores em Museus da Paraíba”. Já em seu terceiro ano, vivenciado dentro da realidade pandêmica, o evento migrou para uma estrutura digital, na qual promoveu debates sobre sítios de memória, palestras sobre bibliotecas memoriais e uma mesa redonda sobre Pensamento em Rede.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.