ZUMBI DOS PALMARES

😨⚰️💣 👨🏿‍🦲 🔫⚰️😭

🖤👊🏿 Num dia como hoje, 20 de novembro, há 326 anos era morto ZUMBI DOS PALMARES, considerado o mais importante representante da resistência de negros escravizados no Brasil no século XVII. Foi o último chefe do Quilombo dos Palmares, localizado na serra da Barriga, na antiga capitania de Pernambuco (e no atual estado de Alagoas).

Não se sabe ao certo a data do nascimento de Zumbi. Descendente de escravos angolanos, ele provavelmente nasceu no ano de 1655 em Palmares. Foi capturado ainda bebê por uma expedição de Brás da Rocha Cardoso e levado para o padre Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco e lhe ensinou latim e português.

Na adolescência, fugiu e foi abrigar-se no Quilombo dos Palmares, onde viviam escondidos centenas de escravos fugidos. Palmares era uma espécie de vila, comandada à época por Ganga Zumba. Localizado em um lugar de difícil acesso, no caso, o atual município de União dos Palmares, o quilombo foi alvo de constantes ameaças de invasão e, ao longo de sua existência, enfrentou numerosas expedições militares enviadas pelo governo para dominá-lo. Porém, com a valorização das terras, os proprietários das terras vizinhas passaram a investir contra os quilombolas com o intuito de tomar-lhes a área. Zumbi comandou várias vezes a resistência a esses ataques, sob as ordens de Ganga Zumba.

Em 1678, Zumbi chefiou uma rebelião e assumiu o comando do quilombo. Durante catorze anos, ele lutou contra as sucessivas expedições enviadas pela coroa portuguesa para destruir Palmares, que recebia cada vez mais moradores. Em 1694, a praça central de Palmares foi invadida e tomada por tropas de Domingos Jorge Velho, obrigando Zumbi a se esconder. As tropas contavam com cerca de 2 mil homens, entre brancos e índios, armados de espingardas e de flechas.

A resistência quilombola prosseguiu, com Zumbi resistindo e comandando uns poucos homens. Um integrante do quilombo foi preso e, depois de sofrer tortura, revelou o esconderijo de Zumbi. O líder de Palmares foi capturado e morto no dia 20 de novembro de 1695. Sua cabeça foi exibida em praça pública, na cidade de Recife.

Por conta da morte de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, institucionalizado pela lei 12.519, de 10 de novembro de 2011, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, e feriado em mais de duzentas cidades brasileiras. 👊🏿💪🏾👊🏿

#326anosdamortedezumbidospalmares

#historiadaresistencianegrabrasileira

#diadaconsciencianegra

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Channel do Brasil

🖱️ Enciclopedia Britannica Escola – versão WEB (adaptados) 🙂

👉 Para saber se Zumbi tinha ou não tinha escravos, acesse:

💻 http://josericardope.blogspot.com/2021/11/tirando-duvidas-de-historia-zumbi-era.html

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.